fbpx

6 dicas para economizar na reforma da sua casa

Muita gente vive planejando dar aquela repaginada no visual da casa, mas acaba desistindo quando olha o orçamento final da obra. Quando não planejada, uma reforma pode extrapolar o orçamento inicial e gerar dívidas desnecessárias.

Por isso, preparamos algumas dicas incríveis para te ajudar a economizar na hora da reforma, sem deixar que isso vire uma tremenda dor de cabeça no final.

1.Faça um planejamento

Sem dúvidas, o planejamento é a etapa mais importante da reforma; afinal, sem planejamento e organização sua obra pode demorar muito mais que o previsto e o orçamento pode acabar fugindo do controle.

Avalie quais são as necessidades de conserto e o que você pretende mudar em sua casa. Isso é importante para que você possa priorizar os detalhes mais necessários.

Sabendo exatamente o que você precisa fazer, pode decidir a melhor época do ano para iniciar a reforma. Períodos chuvosos, por exemplo, podem atrasar a área externa da sua obra, gerar danos e até encarecer o valor total.

Com um bom planejamento, é possível até mesmo programar a compra de materiais de construção para um período específico do ano em que são realizadas promoções.

2. Custo-benefício

Muitas vezes, economizar nos materiais pode não ser uma boa ideia. Nem sempre o mais barato é a melhor opção e materiais de baixa qualidade podem comprometer toda a reforma e envolver novos gastos.

Não necessariamente é preciso optar sempre pelo material mais caro, mas o ideal é que você faça uma pesquisa de mercado e procure sempre o produto que ofereça o melhor custo-benefício. Pesquisa e negociação também são estratégias fundamentais para economizar e não extrapolar o orçamento.

3. Contrate bons profissionais

A princípio, a contratação de arquitetos e decoradores pode parecer um alto investimento, mas a verdade é que pode representar uma grande economia no fim das contas; isso porque esses profissionais conhecem bem o mercado e sabem como encontrar os melhores preços.

4. Faça você mesmo!

Nem sempre uma reforma vai exigir demolição de paredes e serviços mais complexos. Em alguns casos, com um pouco de tempo e criatividade  você mesmo pode fazer algumas pequenas mudanças em casa.

Que tal  colocar a mão na massa e reformar os móveis, trocar a cor das paredes, instalar adesivos e/ou papel de parede, trocar torneiras e chuveiros ou o que você acha necessário? Mas atenção! Antes de começar, estude bem o que pretende fazer; coisas que parecem simples muitas vezes precisam de todo um preparo.

5. Aposte na técnica de piso sobre piso

Já pensou em trocar os pisos antigos da sua casa sem muito quebra-quebra e de forma mais econômica? Então você precisa conhecer a técnica do “piso sobre piso”. Muito utilizada em reformas, a técnica é uma das opções mais práticas para trocar os pisos desgastados sem muita dor de cabeça.

A principal vantagem dessa técnica é que quando você aplica o piso novo sobre o antigo evita todo o trabalho da demolição; eliminando custos com o serviço, além de ser muito mais rápido e prático. Gostou da ideia? Quer aplicar? Confira agora o passo a passo de como aplicar o piso sobre piso e ainda economizar na reforma!

Passo a passo: técnica piso sobre piso

1. Faça a limpeza do piso antigo, retirando todos os resíduos como pó, óleo, tinta ou qualquer material que impeça a aderência da argamassa;

2. Assente os pisos com argamassa de piso sobre piso, respeitando o tempo e as instruções do produto;

3. Após quatro horas do assentamento, aplique rejunte ao revestimento;

4. Espere até que a argamassa e o rejunte estejam bem secos para realizar a limpeza da área. O indicado é esperar em torno de nove horas entre o assentamento e rejuntamento.

Pronto! O local está novinho em folha e pronto para uso. Durante o processo, evite colocar ou arrastar objetos sobre a superfície modificada.

6. Reforma sustentável

Optar por materiais sustentáveis ajuda não só a diminuir o impacto natural no meio ambiente, como também os gastos com manutenção da casa e o valor das contas no fim do mês.

Uma dica muito importante para quem quer poupar uma grana e ainda preservar o meio-ambiente, é procurar por materiais usados (mas sempre bem preservados) para usar em seu projeto. Em lojas de antiguidades e brechós é possível encontrar muita coisa por um preço muito mais acessível.

 

 

Fonte: Casa e Construção

WhatsApp chat